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Novidades 25 Jan 2022

Renegade 4xe e Compass 4xe a entrada da Jeep® nos híbridos plug-in.

Previsão é de que os modelos 4xe da Jeep estejam nos stands europeus em setembro em três níveis de equipamento – ‘Limited’, ‘S’ e ‘Trailhawk’, dois níveis de potência – 190 ou 240 cv –, diversos conteúdos tenológicos e de segurança, exclusivas funções novas de e-driving e soluções de carregamento públicas e domésticas com a easyWallbox.

A evolução da Jeep® reflete totalmente os seu valores fundamentais de liberdade, aventura, autenticidade e paixão, pilares da sua reputação mundial. O mais recente passo da jornada da evolução da Jeep foi a entrada no mundo da eletrificação. Esta viagem foi feita através de várias etapas que marcaram o ritmo da abordagem da marca a uma solução de propulsão híbrida plug-in capaz de otimizar a lendária destreza em todo o terreno da sua gama de SUV.

Como marca, a Jeep sempre foi pioneira em novos segmentos e novas tecnologias. A sua lenda começou em 1941 com o Willys-Overland, o primeiro veículo 4x4 produzido em série, e continuou em 1949 com o lançamento do Willys Wagon de tração às quatro rodas que criou o Sport Utility Vehicle.

A sua destreza em todo o terreno, mundialmente famosa, perdura deste então. Conforto, comportamento dinâmico e conectividade foram sendo otimizados ao longo do tempo, em paralelo com o desempenho em todo o terreno dos SUV Jeep. Hoje, a Jeep dá mais um importante passo em termos de evolução relativamente ao respeito pelo ambiente e à redução do custo total de propriedade ao apresentar os novos modelos elétricos híbridos plug-in Renegade 4xe e Compass 4xe.

Uma solução híbrida sem compromissos que integra os imbatíveis conteúdos técnicos dos SUV Jeep alimentará tanto o Jeep Renegade 4xe como o Jeep Compass 4xe, dando-lhes absoluta liberdade e elevando as suas capacidades a um novo nível através de algumas das mais avançadas tecnologias ecológicas. É ‘o modo Jeep’ para a eletrificação.

4xe

Todos os Jeep híbridos plug-in distinguem-se pelo emblema 4xe, centrado nos temas da eficiência, desempenho e responsabilidade. Serão os SUV Jeep energeticamente mais eficientes de sempre: a nova tecnologia 4xe oferecerá condução com emissões zero e uma gama de novos modelos híbridos plug-in que oferece autonomia e facilidade de carregamento.

A eficiência energética não é alcançada à custa do desempenho. Os Jeep 4xe permanecerão fiéis à vocação da marca para o todo o terreno, mas realçando a experiência de condução em estrada graças à suave resposta à aceleração.

O aumento do binário gerado pelo sistema de propulsão elétrica e a capacidade de o ajustar com extrema precisão proporcionam ainda maior destreza em qualquer tipo de piso, para aventuras desafiantes em todo o terreno.

Por fim, 4xe significa responsabilidade e respeito pelo ambiente. Graças à tecnologia elétrica híbrida plug-in, as emissões de CO2 são inferiores a 50 g/km em modo híbrido* e o custo de propriedade é mais baixo.

Mas o foco da Jeep em termos de sustentabilidade vai mais longe e começa ainda antes de os veículos chegarem à estrada, graças a um ciclo de produção projetado para causar o mínimo impacto ambiental. 

A evolução todo o terreno

A estreia mundial dos pioneiros SUV Jeep eletrificados realizou-se no Salão Internacional do Automóvel de Genebra de 2019. Este prestigiado palco foi escolhido para esta importantíssima apresentação porque o desenvolvimento dos modelos, incluindo a preparação das linhas de produção, já estava em curso. O Jeep Renegade 4xe e o Jeep Compass 4xe são construídos na fábrica de Melfi da FCA, na região de Basilicata (Itália), onde o Jeep Renegade é produzido desde 2014. A Plant Academy, terreno fértil para surgimento de ideias e experiências e "fábrica de talentos” para desenvolvimento do potencial individual, foi criada na fábrica de Melfi no mesmo ano e, desde então, tem dado um significativo contributo para a estratégia de eletrificação da FCA. Entretanto, o seu exemplo serviu de inspiração a inúmeras outras fábricas da FCA para abrirem a própria Plant Academy. O centro industrial na Basilicata foi uma escolha natural para a produção dos primeiros modelos Jeep híbridos plug-in na região EMEA e irá escrever um novo capítulo na história da marca.

Embora a produção dos SUV 4xe da Jeep seja em Melfi, primeira fábrica da marca de ciclo completo fora da América do Norte, o processo de desenvolvimento culminou no Centro de Testes de Arjeplog, na Lapónia sueca. Foram realizados cerca de 3800 quilómetros de testes em estrada para ir de Turim a Arjeplog e pôr à prova os SUV híbridos plug-in da Jeep em todas a condições que os clientes podem precisar de enfrentar. Um empenho constante e uma série de complexas atividades serviram de base para assegurar qualidade, segurança, fiabilidade e conforto em todas as condições. A nova tecnologia elétrica híbrida plug-in aumenta a capacidade dos SUV Jeep. Por um lado, incrementa a destreza em todo o terreno e, por outro, realça o desempenho na condução do dia-a-dia. Os modelos estão à vontade seja em areia, seja em lama, pedras, neve ou gelo: a sua capacidade e o prazer de condução também brilham em cidade.

Os testes continuaram do inverno de 2019 em Arjeplog e durante o longamente aguardado evento Jeep Winter em Champoluc (Val d'Aosta, Itália), onde a marca proporcionou uma breve visão do funcionamento do sistema 4xe através do corte transversal de um Jeep Renegade em exposição. O início de 2020 testemunhou o lançamento das "First Editions", exclusivas séries de lançamento do Jeep Renegade 4xe e do Jeep Compass 4xe. Foi dada aos clientes que tinham feito uma pré-reserva no website dedicado a oportunidade de confirmarem a encomenda e de estarem entre os primeiros a conduzir um Jeep 4xe (foram recebidas mais de mil encomendas em oito mercados com mais de cem mil visitas ao website). A receção de encomendas na Europa para a gama do Renegade 4xe e do Compass 4xe iniciou-se em julho.

Isto foi um importante passo no processo evolutivo da marca, mais que nunca orientado para a sustentabilidade e a eletrificação. Uma evolução em linha com a história da Jeep que, por tradição, é uma das marcas mais em contacto com a natureza. Cada SUV Jeep é criado para levar os clientes a lugares de outro modo inacessíveis – e a partir de agora podem continuar a fazê-lo com zero emissões, sem ruído, de um modo consciente, responsável e sustentável.

Jeep Renegade e Jeep Compass 4xe, potência e performance

Quer o Jeep Renegade 4xe quer o Compass 4xe são equipados com um motor a gasolina turbo de 1,3 litros acoplado a um motor elétrico colocado no eixo traseiro e alimentado por uma bateria de 11,4 kWh que pode ser carregada em andamento ou através de uma fonte de energia externa, tanto em casa com a tomada doméstica, recorrendo à eficiente e prática easyWallbox ou à mais avançada Connected Wallbox, ou num ponto de carregamento público. Por si só, o eficiente motor turbo 1.3 oferece potência de 130 cv ou 180 cv, a que se juntam os 60 cv produzidos pelo motor elétrico, para um total de 190 cv (versão Limited) ou 240 cv (Trailhawk e S). Em termos de binário, o motor elétrico produz 250 Nm, enquanto o de combustão oferece 270 Nm. A combinação de um motor de combustão interna com a unidade elétrica é garantia de performances e de máximo prazer de condução: aceleração de 0 a 100 km/h em cerca de 7,5 segundos, velocidade máxima de 130 km/h em modo exclusivamente elétrico e até 200 km/h em modo híbrido.

Uma gama completa

A gama dos novos Jeep Renegade 4xe e Jeep Compass 4xe compreende três níveis de equipamento – Limited, S e Trailhawk, todos com tração às quatro rodas (eAWD) e transmissão automática de seis velocidades – e dois níveis de potência: 190 ou 240 cv.

Disponível uma ampla série de opções de personalização, incluindo um leque de 18 cores de carroçaria para o Renegade e de 22 para o Compass. As cores incluem Branco Alpine, Cinzento Glacier, Cinzento Granite Crystal, Azul Jetset, Azul Shade, Cinzento Sting, Vermelho Colorado, Preto Carbon e Preto Solid, além de três tonalidades específicas para o Renegade - Azul Bikini e Laranja Omaha (ambas para todos os níveis de equipamento, exceto o S) e Verde Opaco (só para o Trailhawk). Há ainda três cores exclusivas para o Compass - Marfim Tricamada, Azul Italia e Verde Techno. Além disso, estão disponíveis seis tipos de jantes para o Renegade 4xe e sete para o Compass 4xe.

ENGENHARIA

Configuração e funcionamento do grupo motopropulsor híbrido 4xe Jeep

O grupo motopropulsor do Jeep Renegade 4xe e do Jeep Compass 4xe integra dois motores elétricos e um pack de baterias de 11,4 kWh com um eficiente motor a gasolina turbo de 1,3 litros e transmissão automática de seis velocidades. Esta arquitetura oferece uma solução “dois em um”: um veículo elétrico a bateria equipado com motor elétrico e com um pack de baterias de iões de lítio de alta voltagem no eixo traseiro e um veículo convencional com motor de combustão interna instalado no eixo dianteiro.

Os principais elementos do grupo motopropulsor dos Renegade e Compass 4xe são:

Um motor de combustão interna a gasolina turbo, quatro cilindros, 1,3 litros, com potência de 130 ou 180 cv e 270 Nm de binário.

Dois motores elétricos, um dos quais montado no eixo dianteiro e acoplado ao motor de combustão interna que, além de trabalhar em sinergia com o motor térmico, quando necessário pode funcionar como um gerador de alta tensão. O segundo está colocado no eixo traseiro e dispõe de caixa de redução e diferencial integrado ("e-axle"). Debita 60 cv de potência e 250 Nm de binário, proporcionando tração e recuperando energia em travagem.

Um pack de baterias de 11,4 kWh, 400 volts, de iões de lítio com níquel, manganês e cobalto alimenta o “e-axle” colocado em posição segura sob a segunda fila de bancos.

Um módulo integrado para controlar o carregamento das baterias de alta tensão e convencionais de 12V da viatura de dimensões compactas montado na bagageira.

A potência combinada das duas fontes de energia (elétrica e térmica) é de 190 cv ou 240 cv.

O motor a gasolina turbo de 1,3 litros que alimenta o Renegade e o Compass 4xe pertence à nova família Global Small Engine da FCA. Baseia-se numa estrutura modular e está disponível para as versões 4xe na configuração de quatro cilindros com dois níveis de débito de potência: 130 ou 180 cv. A estrutura de base do novo motor 1.3 a gasolina turbo dos Renegade e Compass 4xe garante eficiência, modularidade e um considerável grau de padronização em termos de componentes e processos de fabrico, flexibilidade e potencial de desenvolvimento. É inteiramente construído em alumínio para proporcionar leveza (pesa 106 kg). O cárter, desenvolvido em parceria com a Teksid, é fabricado em liga de alumínio fundida a alta pressão. Depois de analisados diversos projetos de cárter, foi escolhida uma arquitetura com bloco para oferecer o melhor equilíbrio em termos de peso, desempenho estrutural, ruído e vibrações. Como todas as versões sobrealimentadas da família Global Small Engine, inclui a exclusiva tecnologia MultiAir de terceira geração que melhora a eficiência de combustão ao ajustar a elevação e a fase das válvulas, otimizando a abertura e o fecho independentes das válvulas de admissão.

Integrando o mecanismo elétrico na correia auxiliar, foi possível projetar uma lógica de controlo que otimiza a dinâmica e a eficiência do motor de combustão interna e a transmissão automática a jusante. O resultado é um eixo dianteiro superior a qualquer grupo motopropulsor convencional equivalente, capaz de oferecer um comportamento dinâmico, suave e eficiente.

Modos de condução eletrificados

Os clientes dos novos Jeep Renegade e Compass 4xe podem personalizar a experiência de condução de acordo com as suas exigências específicas e o tipo de viagem, como deslocações diárias em cidade, onde o modo exclusivamente elétrico é ideal, ou entusiasmantes aventuras em todo o terreno em trilhos exigentes em contacto com a natureza, em genuíno estilo Jeep.

O sistema dispõe de três modos de funcionamento - Híbrido, Elétrico e E-save. O modo desejado pode ser ativado usando o seletor localizado em frente da alavanca de velocidades. Em todos os modos de condução, o sistema de travagem regenerativa recupera energia durante as fases de condução passiva (como desaceleração ou travagem ligeira). Adicionalmente, o Renegade e o Compass 4xe funcionam em modo híbrido quando a bateria chega a um nível de carga mínimo, independentemente do modo selecionado. Mais em pormenor:

HÍBRIDO é o modo selecionado por defeito quando se liga o carro. Foi projetado para gerir e utilizar o sistema da forma mais eficiente possível, otimizando a potência e minimizando o consumo de combustível. O motor de combustão interna e o motor elétrico trabalham em conjunto, dependendo do tipo de estrada, com fases de recuperação de energia em travagem. Inicialmente, o sistema favorece a condução elétrica (portanto, a potência é fornecida pelo motor elétrico). Quando a bateria chega ao nível de carga mínimo (chamado "SOC", State Of Charge), é utilizado o motor de combustão interna para oferecer propulsão. O sistema gere o arranque e a intervenção através de um algoritmo de otimização (Hybrid Control Processor - HCP), concebido para maximizar os próprios níveis de eficiência.

ELÉTRICO é o modo que proporciona uma autonomia média exclusivamente elétrica de 50 km* com zero emissões. Foi projetado para maximizar a experiência de condução elétrica através de uma calibração diferente do algoritmo de otimização HCP. O veículo viaja em modo exclusivamente elétrico enquanto a bateria tiver carga suficiente. O sistema muda automaticamente para modo HÍBRIDO quando a bateria está completamente descarregada ou quando o condutor carrega a fundo no pedal do acelerador. É possível atingir 130 km/h de velocidade máxima. É o modo ideal para deslocações no centro da cidade com restrições ao trânsito e às emissões.

E-SAVE é o modo destinado a manter a carga da bateria ou para efetuar o próprio carregamento usando o motor de combustão interna. O modo E-SAVE suporta dois modos secundários, denominados economia de bateria (E-SAVE passivo) e Carga de Bateria (E-SAVE ativo), podendo ambos ser ativados através do ecrã do sistema Uconnect.

E-SAVE passivo ou Economia de Bateria: mantém o estado de carga da bateria através do uso predominante do motor de combustão interna;

E-SAVE ativo ou Carga de Bateria: carrega a bateria até 80% através do funcionamento do motor de combustão interna em que o gerador elétrico dianteiro combinado atua.

Em modo HÍBRIDO, o algoritmo de otimização (HCP) garante a eficiência do sistema modulando a intervenção conjunta dos motores elétricos e do motor de combustão interna, em função do nível de carga da bateria. O algoritmo HCP modula automaticamente a distribuição do binário entre os motores elétricos e o motor de combustão interna. O motor de combustão interna intervém sempre que o desempenho exigido excede o do motor elétrico. O algoritmo de otimização do modo de condução HÍBRIDO foi concebido para gerir o veículo na configuração mais eficiente de acordo com os seguintes fatores:

Nível de energia (State Of Charge) do pack de baterias

Mapas da eficiência do motor elétrico e do motor de combustão interna

Exigências do condutor em termos de desempenho

Situações do percurso e ambientais (inclinações, temperatura do ar, etc.)

A intervenção do motor de combustão interna durante a condução depende das várias combinações destes fatores. Quando o nível de carga da bateria está baixo, é ligado o motor de combustão interna para proporcionar às rodas dianteiras o binário exigido, de forma a compensar a falta de propulsão elétrica das rodas traseiras.

Em breve mais informações sobre os modelos, aguarde!

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